QUARTA TEMPORADA DO FESTIVAL ÓPERA NA TELA: O MELHOR DA ÚLTIMA TEMPORADA ITALIANA CHEGA NO CINEBRASILIA COM 4 RÉCITAS ITALIANAS, ENTRE 1° E 29 DE ABRIL

Integrado à agenda cultural carioca, o Festival Ópera na Tela, em sua quarta edição, retornou ao Parque Lage no outubro passado, exibindo 12 óperas inéditas e recentes (2017/2018) em telão em uma tenda cristal ao ar livre montada especialmente para o evento.

O festival naceu para oferecer ao público a oportunidade de se emocionar com os maiores cantores do mundo e com a diversidade da melhor programação de ópera do país.

Graças a uma parceria entre o Festival e a Embaixada da Itália em Brasília, apoiadora institucional da iniciativa, entre 1° e 29 de abril o público brasiliense poderá assistir montagens clássicas e célebres apresentadas em teatros de Milão, Roma e Turim, no CineBrasília, com entrada gratuita.

Entre os destaques da programação está ‘Carmen’, dirigida por Valentina Carrasco, nas ruinas das Termas de Caracalla, em Roma. A argentina transpôs o drama passional vivido pela cigana que dá nome ao espetáculo e o soldado Don José para a fronteira entre o México e os Estados Unidos com o objetivo de refletir sobre a crise de imigração e debater questões contemporâneas.

Nessa edição, as obras Don Pasquale, Turandot e Andréa Chenier foram apresentadas pela primeira vez no âmbito do Festival.

PROGRAMAÇÃO das PROJEÇÕES:

1/04, às 20h - Andrea Chénier, de Umberto Giordano -Teatro alla Scala de Milão

8/04, às 20h – Carmen, de Georges Bizet - Teatro da Ópera de Roma/Caracalla

22/04, às 20h - Don Pasquale, de Gaetano Donizetti - Teatro alla Scala de Milão

29/04, às 20h - Turandot de Giacomo Puccini - Teatro Regio de Turim

Cine Brasília - Asa Sul, Entrequadra 106/107 - ENTRADA FRANCA

 

 

Andrea Chénier

De Umberto Giordano - Teatro alla Scala de Milão

Drama histórico em quatro atos

Libreto de Luigi Illica

Cantada em italiano

Encenada pela primeira vez em 1896 no Teatro alla Scala de Milão, Itália.

Duração 2h

Maestro: Riccardo Chailly

Diretor: Mario Martone

Figurino: Ursula Patzak

Coreografia: Daniela Schiavone

Coro, balé e orquestra do Teatro alla Scala

SINOPSE:

Durante o período do terror na Revolução Francesa, o tribunal revolucionário condena à morte o poeta Andrea Chénier. Este, contudo, decide não fugir, pois precisa descobrir quem está por trás das cartas que o denunciaram.

 

 

 

Carmen

De Georges Bizet - Teatro da Ópera de Roma/Caracalla

Ópera cômica em quatro atos

Libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy

Inspirado na novela de Prosper Mérimée

Cantada em francês

Encenada pela primeira vez em 1875, Opéra-Comique – Paris – França.

Duração: 2h40

Maestro: Jesús López-Cobos

Diretora: Valentina Carrasco

Figurino: Luis Carvalho

Orquestra, Coro e Corpo de Baile do Teatro da Ópera de Roma

SINOPSE:

O tradicional drama passional entre a cigana Carmen e o soldado Don José é aqui apresentado no contexto da crise em torno da questão da imigração na América do Norte e se desenrola na fronteira entre o México e os Estados Unidos. Enfaticamente contemporânea, nem por isso essa produção deixa de respeitar fielmente a partitura original.

 

 

Don Pasquale

De Gaetano Donizetti - Teatro alla Scala de Milão

Ópera-buffa em três atos

Libreto de Giovanni Ruffini

Encenada pela primeira vez em 1840, Ópera Nacional de Paris – França

Duração: 2h05

Maestro: Riccardo Chailly

Diretor: Davide Livermore

Figurinos: Gianluca Falaschi

Orquestra e coro do Teatro alla Scala de Milão

SINOPSE:

Don Pasquale prefere deserdar o sobrinho Ernesto a vê-lo casado com Norina, a quem considera “inadequada”. Decide então ele mesmo se casar, de modo a ter seus próprios herdeiros. O dr. Malatesta propõe que ele se case com sua irmã, que vem a ser ninguém menos do que aquela por quem Ernesto está apaixonado, Norina, disfarçada como uma jovem tímida, saída de um convento. Logo a jovem se revela uma autêntica megera, a ponto de Don Pasquale se arrepender de sua decisão.

 

 

 

Turandot

De Giacomo Puccini - Teatro Regio de Turim

Ópera em três atos

Libreto de Giuseppe Adami e Renato Simoni

Baseado na peça Turandotte, de Carlo Gozzi

Cantada em italiano

Encenada pela primeira vez em 1926 no Teatro all Scala de Milão, Itália

Duração: 1h54

Maestro: Gianandrea Noseda

Direção: Stefano Poda

Cenografia, figurino e coreografia: Stefano Poda

Orquestra e coro do Teatro Regio de Turim

SINOPSE:

A princesa Turandot, filha do imperador Altum, da China, odeia todos os homens e jura que jamais se entregará a um deles. Essa aversão tem sua origem no estupro e assassinato da princesa Lo-u-Ling, fato que a deixou traumatizada para sempre. Sob a pressão do pai, ela aceita se casar. Porém, impõe uma condição: ela proporá três enigmas a todos os candidatos, que serão decapitados caso não consigam desvendá-los. Desse modo, ela somente se casará com aquele que decifrar as três dificílimas charadas.