A Rede Brasil de Jornalistas Agro é um grupo formado por jornalistas e profissionais de comunicação que atuam no setor agropecuário, que tem o principal objetivo de promover a nossa profissão, debater questões inerentes a todos nós, ampliar nossa rede de contatos de trabalho, discutir pautas atuais e buscar mais conhecimentos acerca do nosso trabalho, além de acompanhar e fazer parte da International Federation of Agricultural Journalists (IFAJ) e da Red de Periodistas Agropecuarios da América Latina e Caribe (Red Calc).

A IFAJ é uma entidade sólida, fundada na França em 1956, que reúne profissionais de comunicação de 56 países e, anualmente, promove um encontro para debater avanços na comunicação agropecuária, trocar experiências, apresentar novidades.

Em 2013, durante o Congresso Internacional IFAJ, na Argentina, a jornalista Viviane Taguchi foi convidada para realizar uma palestra sobre a profissão no Brasil, assim como outros jornalistas latino-americanos. Durante o evento, em contato com colegas de todas as partes do mundo, também participou de uma reunião onde todos os representantes dos países da América Latina e Caribe, expressavam a vontade de participar mais ativamente da federação (apenas a Argentina possuía uma entidade associada à IFAJ, por isso, sediava o evento naquele ano). Foi uma surpresa para os participantes que o Brasil, com sua pujança agropecuária, ainda não fizesse parte da IFAJ.

Assim, foi assinado um termo de comprometimento e formado um grupo, a Red de Periodistas Agropecuarios da América Latina e Caribe (Red Calc), para que ao retornar aos seus países de origem, cada um tomasse a iniciativa de organizar grupos – formalizados ou não – para acompanhar as discussões acerca da profissão e os eventos da IFAJ.

Em janeiro de 2014, em uma reunião em São Paulo, com a participação de cerca de 40 jornalistas e assessores de imprensa, foi anunciada a criação da Rede Brasil de Jornalistas Agro. Desde então, alguns membros da rede já participaram de outros eventos internacionais, já recebemos o então presidente da associação argentina para uma reunião (que foi realizada no Congresso da Abag, em 2015) e reuniões com a diretoria e presidência da IFAJ, realizada em São Paulo, em 2019, na sede da Syngenta.

Após esse encontro, os jornalistas Luiz Pitombo e Daniel Azevedo Duarte passaram a manter em contato direto e permanente com a diretoria da entidade, para buscar a forma mais viável de tornar o grupo uma entidade jurídica, dentro dos padrões internacionais.

Para isso, estamos nos baseando em estatutos de associações já existentes, como Argentina e Croácia, para elaborar o nosso estatuto, moderno e com objetivos claros, bem como realizando o mapeamento dos membros que já fazem parte do grupo e buscando formas de que essa formalização tenha custos-benefícios reais.

A Rede é uma iniciativa democrática sem organograma instituído e colaborativa. Por isso, gostaríamos de esclarecer que seus membros são todos jornalistas, assessores de imprensa e comunicadores corporativos do setor. Não há a participação de empresas, patrocínios ou publicidade envolvidos. O esforço em organizar o grupo está sendo feito de forma voluntária, com frequentes reuniões virtuais, com colegas de várias partes do país. A participação de colegas é muito bem vinda e contribuições que possam somar a esta iniciativa serão de grande valia para todos.

SE VOCÊ TIVER INTERESSE EM PARTICIPAR DESTA INICIATIVA DESDE JÁ, PREENCHA A PESQUISA (SEGUE ABAIXO O LINK). AO RECEBÊ-LA PREENCHIDA, ENVIAREMOS MAIS DETALHES RELACIONADOS À REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO.    

https://forms.gle/QhGUnkpz5FL2u9KCA

Assinam este comunicado, os jornalistas voluntariamente dedicados à formalização da Rede:

Ariosto Mesquita, Enio Campoi, Daniel Azevedo Duarte, Flávia Romanelli, Flávia Tonin, Lucia Acchuti, Luiz Pitombo, Marielle Previdi, Vera Ondei e Viviane Taguchi

 

Abril, 2020


 


Assessoria de Imprensa:

Mecânica de Comunicação

Mecânica Comunicação Estratégica
Tels.: (11) 3259-6688/1719
E-mail.: noemi@meccanica.com.br